O Blog Contra & Verso continua na sua caminhada pelo aumento e qualidade do conteúdo que publica diariamente em suas páginas. A partir desta quinta-feira estreia a coluna “Bardo do Baco”, conduzida pelo “Wine Master” Stefan Massinger que irá contar sobre os mistérios, as histórias e os encantos de Vinhos e Vinícolas que há séculos encantam os paladares mais apurados, as pessoas de bom gosto e convivem nos melhores e maiores ambientes de requinte de todo o planeta.

A coluna Bardo do Baco faz parte do grande projeto de reformulação do Blog Contra & Verso, que existe há seis anos divulgando o que há de melhor e mais polêmico na Editoria de Política. Com o intuito de se adequar ao mercado, proporcionando um mix de informações aos seus leitores, seguidores, apreciadores e críticos, o Contra & Verso oferece mais um colunista com expertise, conhecimento e experiência naquilo que escreve.

Os planos de reformulação e crescimento do Contra & Verso não param por aí. Aguarde para as próximas semanas mais uma novidade para a sua leitura e conhecimento. A seguir, conheça um pouco do nosso novo colunista, o “Wine Master” Stefan Massinger.

Stefan Massinger, austríaco de origem, nasceu no meio de vinícolas ao sul de Viena e desde a época medieval o “clã” dele se constituiu de tanoeiros e comerciantes de vinho. Na história mais recente, o pai trabalhou no ramo de papel, mas sempre teve como paixão a culinária e o vinho. Assim o pai levou Stefan nas cavernas de vinicultores, aprendeu o processo da vinificação simples assistindo e perguntando com a curiosidade de um adolescente. Neste ensinamento de pai para filho, ele aprendeu a degustar e apreciar o vinho.

Casado com uma caiçara de família tradicional de Caraguatatuba ele sentiu falta de um bom vinho por valor acessível nas prateleiras do supermercado no início dos anos 2000 e se recusou (até hoje!) em tomar “Liebfraumilch” ou um vinho suave de mesa. Mas pela certeza que vinho harmoniza muito bem com a culinária tradicional do litoral brasileiro, ele deu continuidade no negócio dos ancestrais dele. Quase sem querer, por ser formado em marketing e inglês e trabalhado muitos anos com logística europeia.

Na verdade, ele nem lembra quando se apaixonou por vinho, sendo o consumo em um belo tinto ou branco algo natural para ele. Por parte da tradição familiar ele também gosta de cozinhar e harmonizar a comida com vinho – entre amigos em casa inicialmente. Quando chegou no Brasil em 2014, trabalhou como supervisor de qualidade e atendimento para uma rede de postos de gasolina, mas logo detectou a área de vinho no litoral norte paulista como algo, que vale a pena investir, apesar da saudade pessoal pela bebida.

Ele começou a trabalhar para uma importadora de vinhos portugueses, cujo produtor é o Caraguatatubense André Manz, antigo amigo da família de sua esposa. Logo depois abriu sua própria loja de vinhos.

Na época sendo a primeira e única Enoteca de Caraguatatuba e uma das poucas no litoral norte, o local se tornou em um ponto de encontro para enófilos locais, veranistas e turistas. No fim de 2019 a loja foi transformada em um Wine Bar com espaço para degustações e eventos corporativos. Em todos os anos ele trabalhou como consultor de vinhos para a gastronomia no litoral norte paulista. Ele também se destacou no fornecimento de vinhos e espumantes para eventos “de cinco até 15000 pessoas.” (Duas vezes “Jazz & Vinhos” em Caraguatatuba, duas participações na “São Sebastião Boat Show” e duas vezes no “Festival Gastronômico de Ubatuba” entre outros eventos corporativos, públicos e particulares.)

Por causa da pandemia, o Wine Bar fechou e hoje, Stefan está trabalhando como representante independente de marcas renomadas. Prestando consultoria individualizada para pessoas físicas e jurídicas, se tornou em um “Wine Coach” conhecido no litoral norte paulista. Hoje atuando como Embaixador da Wine Eventos, o maior e-commerce de vinhos da América Latina, ele fornece seus produtos para empresas, eventos e apreciadores em todo o Brasil!

Além da venda do vinho, ele administra um curso on-line (“Enófilo Certificado”), tem um podcast (“A Magia do Vinho”) e agora entrou na blogosfera como “Bardo do Bacco”. Um bardo, na Europa antiga, era uma pessoa encarregada de transmitir histórias, mitoslendas

poemas. Como o mundo do vinho é cheio de anedotas, ele vai trazer estas curiosidades, historinhas e novidades do mundo do vinho semanalmente nesta coluna.

“Vamos tratar vinho como ele realmente é – uma bebida apenas. Porem uma bebida maravilhosa, cheia de histórias para viver e contar!”

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *