O Debate na ISTV, realizado na noite de ontem nos estúdios da emissora no Caraguá Praia Shopping serviu mais para desmascarar o atual Prefeito do que propriamente divulgar propostas. Destaque para a eloquência de Anderson Gueiros, o despreparo dos Candidatos e para as falhas na Organização e Produção do Debate.

A ISTV realizou na noite de ontem – quarta-feira – das 20h15 às 22h55 o primeiro debate com os Candidatos a Prefeito em Caraguatatuba. Devido a Pandemia não havia público presente, sendo determinado apenas que dois Assessores de cada Candidato poderiam permanecer fora do estúdio, sendo liberada a sua entrada apenas durante os intervalos comerciais.

Todos os Candidatos a Prefeito participaram do evento: Aguilar Júnior, Mateus Veneziani da Silva, Eduardo Stanellis, Álvaro Trindade, José Melo, Dadinho Fachini, Sand Pintor, Anderson Gueiros e Dennis Guerra. A transmissão do Debate se deu pela Internet, seja pelo site da emissora, como por sua Fan Page no Facebook ou pela TV através do canal 44.1. Durante a transmissão especialistas em Libras também participaram.

A mediação pertenceu ao Locutor Clóvis Roth. O evento foi dividido em cinco Blocos. No primeiro um contribuinte fez uma pergunta que foi respondida por todos os Candidatos. O segundo foi de pergunta de Candidato para Candidato, mediante ordem de sorteio. O terceiro Bloco teve outra pergunta feita por morador onde o Candidato sorteado respondia e escolhia outro para comentar a resposta. O quarto Bloco repetiu o segundo e o quinto e último Bloco repetiu o terceiro. Finalizou o Debate os Candidatos tendo um minuto para suas considerações finais.

Segundo a direção da emissora foram mais de 25 mil pessoas comentando e cerca de 30 mil acompanhando o desempenho dos Candidatos. O Debate foi marcado também por falhas, tanto na Produção quanto na Organização, respectivamente quanto ao Cronômetro e a ordem para as Réplicas e Tréplicas. A transmissão pela Internet, onde se aguardavam travas, hubs e falhas transcorreu com cerca de 90% de eficiência.

Quanto as perguntas e respostas dos Candidatos visualizou-se uma falta de preparo para um Debate, como o famoso traquejo para se portar em frente as Câmeras. No primeiro bloco a pergunta foi sobre Saúde e além das respostas os Candidatos falaram sobre a Fundacc, Municipalização da Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Centro de Especialidades na Zona Sul e um Hospital Municipal.

No segundo Bloco os assuntos comentados foram sobre Meritocracia, Núcleo Congelado, Praiamar, Corrupção no Governo atual, a falta de Cestas Básicas, Gastos Públicos e o Covid-19. Neste Bloco o Prefeito pediu Direito de Resposta baseado no Financiamento da Finisa. No terceiro Bloco a pergunta versou sobre o retorno da Educação na Pandemia e as respostas citaram a Educação, as Escolas Integrais e o IDEB. Neste Bloco mais uma vez o Prefeito pediu Direito de Resposta com base numa alegação do Candidato Anderson Gueiros.

Neste Debate destaque se dá a eloquência do Candidato Anderson Gueiros, que não poupou críticas ao PSDB e MDB, chegando a dizer que “O Diabo é o pai da Mentira e o ‘Enganar Júnior’ é a Mãe!!!”. O Debate foi assistido, segundo o Mediador, em 34 cidades do Estado de São Paulo e outros quatro municípios de Minas Gerais.

No quarto Bloco quando Candidato perguntou para Candidato as perguntas foram de Sand Pintor sobre Reformas das Escolas para Stanellis. Dadinho falou sobre Praças Públicas para Mateus da Silva, Mateus perguntou sobre Gestão para Dennis Guerra e deste sobre Turismo para Álvaro Alencar. Anderson Gueiros e José Melo perguntaram sobre Habitação para Mateus da Silva e o Prefeito falou sobre Drenagens com Sand Pintor e o mesmo assunto foi o tema de Álvaro Alencar para Dadinho. Finalizou o Bloco o Coronel Stanellis perguntando sobre Pavimentação para o atual Prefeito.

O quinto e último Bloco repetiu o terceiro e a pergunta foi sobre Segurança Pública e por sorteio responderam o atual Prefeito, Dennis Guerra, Álvaro Alencar, Anderson Gueiros, Sand Pintor, Eduardo Stanellis, Mateus da Silva, Dadinho Fachini e José Melo, que respectivamente chamaram para comentar Dadinho Fachini, Mateus Silva, Dadinho novamente, Stanellis, Mateus Silva, Aguilar Júnior, Dennis Guerra, Stanellis e Álvaro Trindade.

Nas considerações finais José Melo salientou o seu Plano de Governo, Stanellis enfatizou a mudança e a recepção nos bairros, Sand Pintor apresentou-se como a Terceira Via neste pleito, Mateus da Silva citou seu pai, o ex-Prefeito Antonio Carlos e o seu preparo para assumir a Prefeitura, Dadinho citou a renovação da Administração, Dennis falou novamente sobre a Corrupção na atual gestão, o Prefeito ressaltou as conquistas na sua gestão, Anderson Gueiros falou sobre a renovação política na cidade e Álvaro Alencar enfatizou a Solidariedade citando projetos para proteção dos animais.

Mesmo com os candidatos mostrando o despreparo e com algumas falhas gritantes, o que mais se viu foi o atual Prefeito tentando mostrar realizações que foram rebatidas por seus adversários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *