O 20º BPM/I – Vigésimo Batalhão da Polícia Militar do Interior no Estado de São Paulo, localizada em Caraguatatuba instalou oficialmente na manhã de ontem – Quinta-Feira – a sua 1ª Cia. de Força Tática, que na verdade terá atuação em todo o Litoral Norte. A nova equipe é considerada como um Time de Elite, tendo em vista o treinamento realizado, a seleção dos Policiais Militares para sua inclusão e os armamentos e equipamentos que serão usados.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo – PMESP – através do seu CPI/1 – Comando de Policiamento do Interior/1 – sediado em São José dos Campos e que engloba as 40 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, tendo entre os seis Batalhões o 20º BPM/I, localizado em Caraguatatuba e que engloba as quatro cidades do Litoral Norte, instalou oficialmente, em Cerimônia Cívico/Militar a sua 1ª Companhia de Força Tática.

A criação de uma unidade policial de elite na região era um projeto antigo do Comando Militar e faz parte do Plano de Governo do Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior. A opção pela Força Tática veio pelo fato de que esta unidade estaria diretamente ligada ao comando do 20º BPM/I e não ao CPI/1, como é o caso do BAEP – Batalhão de Ações Especiais Policiais, sediado em São José dos Campos.

Estiveram presentes autoridades civis e militares ao evento, como o Comandante do CPI/1 – Coronel Dinael Martins, o Comandante do 20º BPM/I – Tenente Coronel André Luis Paes, o Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, o Vice-Prefeito José Ernesto Servidei, o Presidente da Câmara, Vereador Tato Aguilar, além dos Vereadores Aguinaldo Butiá e Cristian Bota, o Delegado Seccional de Polícia Civil, Vince Probus Sobrinho, o Delegado Titular de Caraguatatuba, Wanderlei Pagliarini, Eliana Toyota e outros membros do Conseg de Caraguatatuba, oficiais da Polícia Militar e membros do Staff da Polícia Civil na região, bem como membros da Sociedade Civil Organizada.

A Cerimônia foi aberta pelo Capelão do Batalhão, seguido dos discursos do Prefeito e do Presidente da Câmara, que ressaltaram a regionalidade da ação da Força Tática no Litoral Norte, pois a equipe poderá estar em qualquer das cidades da região, para solucionar problemas emergentes que estiverem ocorrendo. Tanto o Tenente Coronel Paes, como o Coronel Dinael elogiaram a escolha dos policiais, o treinamento realizado e o preparo para o enfrentamento ao crime, bem como o valor que a nova unidade terá para manter a ordem a lei na região.

A mais nova unidade policial do Litoral inicia seus trabalhos com quatro viaturas e 45 homens, podendo chegar a nove viaturas e 55 homens. Os policiais, escolhidos minuciosamente, tendo recebido treinamento em negociação de crise, Choque, Defesa Pessoal, Tiro Prático e condução de Viatura Policial atuarão sempre em trio; Motorista, Encarregado, que pode ser um Tenente, um Subtenente ou um Sargento, e Segurança, com armamentos dos mais modernos e de alto padrão, como a Pistola Glock G22, calibre .40 e Fuzis de Assalto Scar, de nacionalidade Belga e o IA2, Fuzil fabricado pela Imbel – Indústria de Material Bélico do Brasil, ambos de calibre 5.56 mm e Carabinas Benelli que ainda não chegaram e por enquanto, os policiais estarão usando Carabinas CBC, calibre 12. O comando da Força Tática no Litoral Norte estará a cargo do Capitão Lemes que responderá diretamente ao Comando do 20º Batalhão.

Na ocasião o Coronel Dinael falou sobre o Reforço no Policiamento da Polícia Militar para o Verão 2021/2022, que terá 608 policiais e a participação de unidades como o Canil, Baep e a Cavalaria, com cerca de 85 viaturas a mais. O início das operações acontece a partir de 20 de Dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *