Cinema de Arte tem poucos apreciadores em Caraguatatuba

videoteca-lucio-braun-28-1

 

O Cinema de Arte tem poucos apreciadores em Caraguatatuba, segundo estatísticas fornecidas pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Este gênero cinematográfico tem perdido terreno para as Mega Produções da atualidade, também chamadas de Blockbusters.

A Fundacc mantém no espaço do MAAC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, localizado na Praça Dr. Cândido Mota, uma sala denominada Videoteca Lúcio Braun, dotada de cadeiras confortáveis e ar condicionado e com capacidade para 50 lugares. Neste local, aos sábados e domingos, às 20 horas, com entrada franca, são exibidos filmes antigos de produções específicas e diferenciadas, denominados de “Cinema de Arte”.

Diferentes pela produção, enredo e riqueza de detalhes, este gênero cinematográfico tem perdido terreno para as superproduções hollywoodianas, que enchem as casas localizadas em pontos estratégicos e Shoppings. Outra diferença do Cinema de Arte é o público frequentador, de idade mais avançada do que os jovens que assistem os Blockbusters.

Uma prova disso são os dados fornecidos pela Assessoria de Imprensa da Fundacc. Com base em números totalitários, em seis meses, somando quatro sábados e quatro domingos, a capacidade da Videoteca seria de 400 pessoas/mês e 2.400 pessoas em seis meses. Infelizmente os números são outros.

Apenas 768 pessoas compareceram as sessões de cinema nos últimos seis meses, com média de 32% do total estimado, média de 128 pessoas/mês e 16 pessoas por cada sábado e domingo, respectivamente 32 e 33% de média.

Dentre o público presente, a menor plateia foi com Mr. Turner, registrando apenas 3 pessoas e A Catástrofe de Caraguatatuba, com 25 pessoas, médias respectivas de 6 e 50%, números muito pequenos tendo em vista a qualidade das produções apresentadas e o custo operacional que é o de apresentar Cinema de Arte numa Estância Balneária com população estimada em 115 mil habitantes. A intenção da entidade é a de proporcionar lazer para os moradores, turistas e veranistas, criando um programa aos finais de semana aos grupos e famílias.

Além da Videoteca Lúcio Braun a Fundacc proporciona também.

A entidade conta também com a parceria do Ponto MIS, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que oferece sessões de curtas e longas-metragens, também na Videoteca Lúcio Braun, as quintas ou sextas-feiras, além de oficinas audiovisuais gratuitas à população. O Cinema como um todo, seja Cinema de Arte como Blockbusters, devem ser privilegiados, não havendo um gênero com maior ou menor número de espectadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo