Mais do que a retomada na apresentação de propostas e ideias, o Debate Eleitoral realizado pela Morada do Sol/Radar Litoral, no final do mês passado constatou o despreparo da equipe do candidato a reeleição, que agrediu física e verbalmente alguns candidatos, entre eles Mateus da Silva, que vem crescendo rapidamente nas pesquisas, ameaçando a hegemonia do atual Prefeito.

O Debate Morada do Sol/Radar Litoral, realizado na noite de 29 de Outubro na sede da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba – foi palco de manifestações agressivas por parte dos correligionários do atual Prefeito – A Mãe da Mentira!!! – que sente-se ameaçado com o avanço de Mateus Silva. As agressões foram de ordem verbal, ofendendo tanto ele quanto sua família, além de agressões físicas. Irritado com estes procedimentos Mateus respondeu com um sinal de baixo calão e ao final do Debate foi à Delegacia de Polícia formular um Boletim de Ocorrência.

Fora as atitudes desesperadas dos Cabos Eleitorais do atual Prefeito o evento pela primeira vez reuniu mais propostas e ideias do que propriamente ataques, que também ocorreram, só que em menor volume, sem que o atual Prefeito soubesse responder as denúncias sobre a sua má gestão pública.

Dos quatro Blocos do Debate os candidatos responderam a uma pergunta no primeiro; “Porque você é a melhor opção para a candidatura???”. Mateus Silva citou as agressões sofridas ao entrar na ACE. Dadinho Fachini e Álvaro Alencar falaram de suas raízes na cidade. Dennis enfatizou o combate a Corrupção. Eduardo Stanellis citou o seu currículo, o atual Prefeito citou seu trabalho, Anderson Gueiros criticou a atual gestão e José Melo falou do seu Programa de Governo.

O segundo Bloco foi marcado por perguntas de candidato a candidato, que foram feitas por sorteio. Mateus Silva perguntou para Álvaro Alencar sobre os Portadores de Necessidades Especiais, José Melo perguntou para Dadinho Fachini sobre Saúde Pública, o atual Prefeito perguntou para Dadinho Fachini sobre Meio Ambiente, Dennis Guerra perguntou a Gueiros sobre Turismo, Eduardo Stanellis perguntou sobre Mobilidade Urbana para Álvaro Alencar e este fez pergunta para Dennis Guerra sobre Turismo e Orçamento. Dadinho Fachini perguntou ao atual Prefeito sobre Desemprego e o Covid-a9 e finalizando, Gueiros perguntou para Mateus sobre Ciclovias. Neste bloco houve alguns ataques indiretos ao atual Prefeito, intermediados por propostas.

No terceiro bloco os candidatos respondiam perguntas feitas pela população, que versaram sobre o critério para escolha do Secretariado, Mobilidade Urbana, Hospital Municipal, Reestruturação do Ensino, Investimento da Sabesp e Esgoto, Destinação final do Lixo, Cooperativas, Manutenção da SP-55, Paralisação das obras do Contorno da Tamoios, Infraestrutura Urbana, Praiamar e críticas a Estatização.

No quarto e último Bloco os candidatos fizeram suas considerações finais. O atual Prefeito criticou os ataques sofridos pelos outros candidatos, Stanellis criticou a falta de Políticas Públicas na cidade. Já Álvaro Trindade citou as diversas mentiras do Prefeito sobre realizações na cidade. José Melo citou as obras do partido que beneficiaram a cidade. Dadinho Fachini agradeceu, citou seus candidatos a Vereador e ressaltou o fato de ser Ficha Limpa. Gueiros criticou a atual gestão, Mateus Silva falou do seu currículo e Dennis Guerra citou o seu Plano de Governo.

Ao longo do Debate houve oito pedidos de Direito de Resposta, sendo apenas do atual Prefeito quatro, tendo três negados. O único aceito dizia respeito a Pavimentação da SP-55 e Ciclovia. Os outros quatro também foram negados e solicitados por Mateus Silva, José Melo, Gueiros e o atual Prefeito. Em determinado momento, por causa dos pedidos de Direito de Resposta houve manifestação de Gueiros e outros candidatos, a ponto de haver uma repreensão e advertência por parte do Mediador, o Jornalista Júlio Buzzi. O Debate terminou por volta das 22h45 e foi o último antes do pleito em 15 de Novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *