O Governador de São Paulo, João Dória Júnior entregou no Sábado passado – 26 de Março – o novo trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios – SP99 – em Caraguatatuba, numa cerimônia que reuniu Prefeitos, Secretários Estaduais, Deputados Estaduais e Vereadores da região. A obra, orçada em R$ 3 Bilhões de Reais teve a participação decisiva de Carlos Lothar, Assessor Direto do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Estiveram presentes, além do Governador João Dória, o Secretário dos Transportes, João Otaviano, a diretoria da Concessionária Tamoios e da empreiteira que realiza obra, o Assessor Direto do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Carlos Lothar, representando o Secretário Marcos Penido, bem como o Prefeito de Natividade da Serra, o Prefeito de Caraguatatuba Aguilar Júnior e a Primeira-Dama Samara Aguilar, o Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar e diversos Vereadores, além do Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto com a sua Assessoria e o Prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, assim como autoridades civis e das Forças de Segurança na região.

O trecho de Serra inaugurado no sábado teve diversos atrasos para a entrega das obras. Medindo 22 quilômetros a nova Serra da Tamoios terá um percurso percorrido em até 16 minutos, ao contrário da atual versão, onde o tempo mínimo é de 40 minutos. O trecho inaugurado terá velocidade máxima de 80 Km/h e se juntará com a estrada antiga, que a partir de agora, será usada apenas para a descida, ou seja, o trajeto será no sentido São José – Caraguá, enquanto que o novo trecho fará o trajeto no sentido contrário.

A nova Serra da Tamoios tem quatro túneis, um com mais mais de 3.900 metros de extensão e o segundo com mais de 5 mil metros. Os túneis são dotados de iluminação, ventilação, hidrantes, equipamento contra incêndio e telefones de emergência, além de câmeras de monitoramento, dando toda a segurança necessária para quem nela estiver viajando, além de 50 áreas de escape para o caso de incêndios ou acidentes. Com este novo trecho as cargas direcionadas ao Porto de São Sebastião terão mais fluidez, bem como o Turismo, beneficiando os mais de 300 mil habitantes do Litoral Norte e os mais de 3 Milhões da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral e Mantiqueira. O volume anual de tráfego na SP-99 é de mais de 22 milhões de veículos. Até o ajuste final de todos os equipamentos a nova Serra da Tamoios funcionará de segunda a quinta-feira das seis às 22 horas, exceto nos finais de semana quando o funcionamento será 24 horas.

O Assessor Direto do Secretário Marcos Penido, Carlos Lothar fala sobre a sua participação na finalização da obra. “Venho acompanhando as Licenças Ambientais, sempre pedindo rapidez na sua liberação, pois a minha ligação com Caraguá e o Litoral Norte é muito grande. Quero frisar que agora a Tamoios vai gerar mais segurança e desenvolvimento para a região, eliminando de vez o fantasma de tantas vidas perdidas com o trajeto atual”, disse.

O Governador João Dória falou sobre a participação de Carlos Lothar no desenvolvimento e realização do novo trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios. “O Carlos foi o grande realizador do Follow Up, cobrando diariamente a obediência do Cronograma da Obra, fazendo isto com dignidade, de uma maneira precisa, sendo reconhecido pela Concessionária como alguém que cobrou todos os dias a execução no prazo e fazendo muito bem feito”, frisou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *