Governar sob uma Sombra

Governar sob uma Sombra

 

Somos o resultado do meio em que vivemos. Somos fruto daquilo que pensamos, opinamos e vivenciamos. Somos aquilo que comemos. Se interagirmos num meio pecaminoso seremos eternos pecadores. Se vivemos num mundo de riqueza dificilmente aceitaremos a pobreza. Se vivemos uma áurea de falsidade e puro interesse não teremos a verdade e a solidariedade em nossa palavra, em nosso coração. Se vivemos sob a sombra de outra pessoa não seremos nunca nós mesmos.

O que seria viver a sombra de outro??? Durante a nossa vida recebemos aprendizado de uma ou mais pessoas. Nossos pais são os primeiros professores e posteriormente virão nossos mestres em todos os níveis do aprendizado escolar. Nossos parentes nos transmitem ensinamentos durante a vida, assim como os amigos, nossos parceiros de relacionamento, colegas de trabalho, do lazer. Quando vivemos em contato com outras pessoas que não são aquelas já mencionadas, podemos captar algum aprendizado.

Aliás, todo aprendizado que para nós é dado deve ser analisado e apenas você deve peneirar, separar o que pensa ser o joio do trigo e guardar para si, gravar e usar para no futuro repassar aquilo que acha ser o mais importante. Uma prova disso é quando você analisa tudo que viu, aprendeu e lhe foi dito e tempos depois, vislumbra que nem tudo será usado e o melhor, será repudiado por não concordar.

Mas estamos falando de viver a sombra de alguém. Quantas pessoas são o que são, conseguem o tem graças ao fato de ser parente, parceiro ou amigo de outra pessoa??? Geralmente esta interpretação nos é dada por terceiros, pois somos o que somos e usamos o que aprendemos, mas não somos iguais àquele que nos ensinou. Recebemos o aprendizado, o interpretamos e adequamos a nossa maneira, o que nos faz diferente das pessoas que nos ensinaram no passado.

É extremamente ruim viver a sombra de alguém. Não aceitamos de forma alguma ser vistos pelas pessoas de maneiras como; “Ah!!! Ele é assim pois é filho de fulano” ou então “O que você quer. Ele é genro de cicrano não pensaria de outra maneira!!!”. Algumas pessoas chegam a dizer, “Ele não poderia ser outra pessoa, pois foi criado por aquele avô!!!”.

Devemos ter vontade própria, mas acima de tudo, as pessoas que vivem em nosso meio devem entender que captamos os ensinamentos dados por toda a vida para montar a nossa própria configuração, que será repassada para outra pessoa no futuro e esta, fará a sua própria composição e assim por diante. Existem também as pessoas que seguem única e cegamente aquilo que uma só pessoa os ensinou e por este caminho trafegam por toda a sua existência, perfazendo a máxima de que este “Governa pela sombra de alguém”.

Enquanto captadores e formadores de nossos próprios conceitos seremos os únicos vitoriosos e derrotados de nossas atitudes, opiniões, pensamentos e palavras, mas se mandatário de uma vida direcionada ao ensinamento de uma só pessoa, a este professor caberá a honra dos acertos e erros. Governar seja a nossa vida, uma cidade, um país ou uma empresa deve ser feito com base numa configuração própria, pois nunca seremos ninguém se vivermos ou governamos a sombra de terceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo