Na falta de uma solução definitiva e rápida agrava-se a crise política instaurada na Prefeitura de Caraguatatuba. No meio político esperava-se uma decisão vinda do ex-Prefeito Aguilar sobre a exoneração do Secretário de Governo, Neto Bota e seu irmão Cristian. Em razão disto surgiram uma série de especulações sobre troca no Secretariado. Fontes indicam que os irmãos Bota caem em Fevereiro, após a temporada de Verão.

A crise política instaurada na Prefeitura de Caraguatatuba nasceu logo após o Primeiro Turno das Eleições Gerais deste ano, quando o Secretário de Governo, Neto Bota, conhecido pela alcunha de “Maléfico” na imprensa política local inquiriu o ex-Prefeito José Pereira de Aguilar por não ter dado apoio ao candidato do Secretário, o Deputado Federal Carlos Sampaio, do PSDB de Campinas. O assunto gerou uma discussão ríspida e áspera entre ambos, que culminou com a descoberta de que o Secretário já estaria alinhando Vereadores para a sua campanha a Prefeito em 2020 além do convite para diversas pessoas se integrarem ao seu corpo de candidatos a Vereador e pelo fato de que estaria preparando sua volta ao PSDB local através do apoio a reeleição do Deputado Estadual Hélio Nishimoto, Presidente Estadual dos Tucanos, que não resultou em êxito.

A partir disso uma crise política interna foi gerada e totalmente desmentida para evitar a sua propagação. Informações de fontes ligadas ao grupo político dominante atual davam conta que Neto Bota e seu irmão, o Secretário Municipal de Turismo, Cristian Bota, seriam exonerados quando do retorno do ex-Prefeito Aguilar de uma viagem para o estado de Goiás, o que não ocorreu. Nesse meio tempo o atual Prefeito, que pediu licença de 15 dias para tratar de assuntos particulares teria deixado a cargo do Vice-Prefeito Campos Júnior a tarefa de exonerar e modificar o Secretariado, oficializando a saída de nomes como os de Ricardo Gaspar, do Urbanismo e Amaury Soares, da Saúde, o que também não ocorreu.

Em consequência das decisões não tomadas uma avalanche de especulações foram divulgadas nos corredores do poder local e bastidores do Paço Municipal. Além das exonerações de Gaspar e Amaury, respectivamente pela demora na aprovação dos projetos e da situação precária que se encontra a Saúde, que não foram desmentidas até o momento, comentou-se que o atual Secretário da Sepedi – Léo Macedo, seria transferido para a Educação e que o ex-Secretário de Esportes, Lelau, retornaria a Prefeitura, desta vez chefiando a Sepedi.

Ventilou-se também que o ex-Vereador Pedro Ivo seria Secretário Adjunto numa pasta ainda a ser definida e até que o Presidente da Câmara, Tato Aguilar, iria para o Esporte. A última informação dizia que Ricardo Ribeiro, ex-Secretário de Educação, retornaria ao grupo político dominante na mesma Secretaria que teria pedido exoneração. Todas estas informações foram desmentidas por fontes seguras e ligadas diretamente ao atual governo.

Nesse ínterim as únicas informações que se mantêm como verdadeiras dizem respeito ao Secretário de Governo e seu irmão na Secretaria de Turismo e uma prova cabal da crise que parece não ter fim é que no Segundo Turno das Eleições Gerais de 2018 a família Aguilar, seus amigos e correligionários teriam dado apoio ao candidato Márcio França para o Governo do Estado e os irmãos Bota foram os únicos que não apoiaram o candidato do PSB. Ao mesmo tempo, uma entrevista na Caraguá FM sobre o Empreenda Caraguá, que teve início nesta quinta e termina amanhã teve como entrevistado o Secretário de Planejamento e não o de Governo, como ocorreu em entrevista anterior.

As mesmas fontes seguras que negaram a maioria das especulações sobre a troca do Secretariado garantem que os irmãos Neto e Cristian serão exonerados até Fevereiro do próximo ano, depois do evento de Novembro e após a temporada de Verão, pois até lá nomes já teriam sido sondados para ocupar os cargos que ficarão vagos. Estas mesmas fontes observam que dependendo da pressão, que vem ocorrendo diariamente e em grande volume, nos corredores do Paço, a queda da dupla de irmãos pode ser antecipada. Resta saber quando isso acontecerá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *