O Sorvete

Sorvete

É uma alegria incontida!!! Chegamos ao texto de número 30, sempre com assuntos diferenciados e algumas continuações. Isto mostra que a Comunicação Empresarial tem um leque imenso de variações que podem ser abordadas, discutidas, interpretadas e analisadas a fundo.

Desta vez vamos falar sobre o Sorvete. Sim!!! Aquele alimento gelado e gostoso que nos enche de alegria sempre após uma refeição ou quando o calor se assemelha a uma fornalha de siderúrgica e que geralmente é ponto de encontro e chamariz para um papo, uma paquera mais próxima. Tentaremos explicar como o Sorvete pode ser tornar uma fonte de Marketing, de lucros e de identificação com a cidade.

Certo e errado!!! O Sorvete não é apenas uma sobremesa, mas sim um alimento. Só para se ter uma idéia, uma Banana Split ou um Sundae tem de calorias o mesmo que um prato de arroz branco, feijão, bife e batata frita. O Sorvete é refrescante sim e uma tradição adotou este alimento como sobremesa, quando poderia ser a refeição principal. Quanto ao chamariz para uma paquera e ponto de encontro está correto. Pena que o brasileiro tome mais sorvete apenas no Verão ou a partir da Primavera, quando poderia ser degustado o ano inteiro.

Falaremos agora quanto ao Sorvete ser uma lucrativa ação de Marketing. Não podemos esquecer que Caraguatatuba é a capital do Sorvete Artesanal. Sim, é verdade, as velhas e tradicionais receitas da finada Severina e seu marido Sílvio Careca – este ex-prefeito na década de 60, rendem lucros a muitos e a satisfação de outros há décadas. Porque não usamos isto como uma ação de Marketing ligada ao Turismo que renderia divisas para a cidade???

Na década de 90, na gestão do ex-prefeito José Sidney Trombini houve uma ação pioneira, um Festival do Sorvete. Conturbada, desorganizada e cheia de boas intenções este evento teria tudo para dar certo, desde que houvesse incentivo, participação e continuação.

Pensemos num Festival do Sorvete nos moldes da Oktoberfest, onde você compra a taça de vidro, porcelana ou de alumínio, pagando o preço devido por cada uma. Com a taça na mão você poderá provar vários sabores de sorvete, variedades de Banana Split ou Sundae, observar concursos de quem toma Sorvete mais rápido ou quem consome mais Sorvete. Ainda poderia ter a escolha do melhor Sorvete de sabor mais comum e exótico, a mais bela taça decorada e por aí vai.

Este evento seria patrocinado por empresas que fornecem matéria-prima para a fabricação do Sorvete, fábricas de cobertura, fornecedores de castanha, chocolate e tudo que estiver relacionado com o Sorvete Artesanal. Ao Poder Público caberia fornecer o local, infraestrutura, divulgação e benefícios aos participantes. Como é uma ação de médio a longo prazo, num período de 6 a 8 anos o festival será um sucesso, atrairia turistas em outras épocas, traria lucros aos participantes e colocaria a cidade na lista dos grandes eventos nacionais, assim como Barretos, o Oktoberfest, o Carnaval de Salvador e outros.

Cabe a você empresário, empreendedor ou investidor, pensar no caso e em conjunto com uma boa equipe de Assessoria de Comunicação, colocar este plano em prática. Quem sabe isto acontece logo após ler este texto.

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